UM BREVE PAPO SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR

De forma bem resumida, vou contar como foi minha trajetória escolar, sem muitos detalhes no que diz respeitos as datas e nomes específicos de escolas.

 

Minha vida escolar inicia-se ainda em um jardim de infância, morava próximo ao Taboão, em São Paulo, quando ainda muito novo, meus pais me matriculam em um jardim de infância (juntamente ao meu irmão, 11 meses mais velho, Rodrigo (caro irmão), a fim de preparar para os estudos do  antigo jardim de infância. Sempre gostei de estudar, geralmente crianças choram por terem que ir à escola, eu pelo contrário, chorava toda vez que faltava. Depois de terminado o jardim de infância, fui logo ao ensino primário (Pré-1, Pré-2 e Pré-3), onde desde os 7 anos comecei a me adaptar aos estudos. Lembro-me, como hoje, que fazia mais desenhos que qualquer outra coisa. Foi importante. Assimilação foi uma das coisas que me ajudaram a aprender.  Só Só para constar, sempre estudei em escolas públicas. Estudava sempre nos períodos da manhã. O estudo de verdade começa! E começa a ficar mais avançado. Sou, então, matriculado no ensino Fundamental I, Antiga E. E. Professor Ivan Fleury Meireles, atual Diretoria de Ensino de Osasco, onde estudei desde a 1ª até a 4ª Série do Fundamental I. Sempre com muita dedicação e empenho, procurei fazer dos estudos algo muito importante para mim. Isso porque, mesmo criança, sabia que muitos na minha idade precisavam abandonar os estudos para sustentarem a família, e muitas das vezes sofriam maus tratos para isso. Infelizmente as coisas acontecem dessa maneira até os dias atuais em muitas famílias.

 O Ensino fundamental II foi feito, também em escola Pública, na E. E. Professor José Maria Rodrigues Leite, onde estudei até completar o Ensino Médio. Finalizado em 2004.

 Até aqui posso dizer uma coisa, embora as escolas onde estudei fossem consideradas muito boas em qualidade de ensino, percebo que ainda falta muita coisa para permitir que o ensino seja igual para todos, quando comparado ao ensino particular. Percebia que alguns alunos que por necessidade deixavam o ensino particular e ingressavam no ensino público mostravam-se mais avançados em conhecimento que eu, tendo eles aprendido coisas que eu aprenderia mais pra frente. Isso é igualdade? Hoje sinto que faz muita falta um ensino mais criativo, com aulas dinâmicas e enriquecidas de argumentos atrativos. Lembro-me que, por diversas vezes, o professor de Biologia utilizava de vários vídeos como instrumentos de aula (70%), ao invés de, passar conteúdos que realmente fossem interessantes e acrescentassem na nossa formação escolar. Enquanto isso, alunos que vieram de escolas particulares comentavam sobre temas que eram novos para mim. O engraçado é que (não me engrandecendo, pois lutei para isso) sempre tirei notas boas, e por isso achava que estava aprendendo o suficiente. Na verdade, hoje sei que aprendi o suficiente, mas para passar de ano. E não o que realmente me tornava apto a prestar uma faculdade federal ou até mesmo passar em um concurso público. Essa realidade muitos enfrentam, pois como fazer Cursinhos preparatórios se a renda familiar não permite?

  Meus pais não puderam pagar estudos melhores para mim, no entanto, nunca permitiram que meus estudos fossem interrompidos. Posso dizer de boca cheia, foram e são verdadeiros guerreiros vestidos de Pais, que lutaram para que nada pudesse comprometer meus estudos e de meus irmãos. Comigo, em casa, fomos em seis irmãos, mais meu Pai e Mãe. Em um momento, todos freqüentavam escolas (públicas), e para eles (pai e mãe), com certeza não foi fácil sustentar e encorajar todos a nunca parar. Enfrentei situações difíceis durante minha escolaridade, sempre tive que realizar esforços para poder estar na escola.

O ensino que já não era dos melhores, se torna menos aplausível quando chega a 3ª série do ensino Médio. Precisei estudar à noite por motivo de trabalho, então percebi que o ensino estava ficando um pouco mais puxado, por duas razões. Primeira, eu precisava sair do trabalho e ir direto para a escola; segundo, o ensino à noite era mais fraco, a carga horária menor, então, com isso senti que não estava preparado para enfrentar um vestibular numa Universidade como USP (sonho realizado após muitos anos). Nos fim do Ensino Médio, foi escolhido um aluno de cada 3ª série para receberem uma inscrição gratuita no vestibular da UNESP, eu fui um deles. Mas como disse, não tive oportunidade de fazer um cursinho preparatório e os estudos eram insuficientes, e no meu caso, precisava de muito preparo. Portanto já imaginam! Não passei. Mas valeu a experiência!

Em 2004, comecei a trabalhar em um Hospital Veterinário, onde conheci um estudante de Biologia (Pietro Tardelli), que me incentivou grandemente a estudar essa área. Ele não precisou me forçar a escolher o caminho da biologia. Apenas me mostrou o que é e onde está a biologia no dia a dia. Eu sempre gostei do assunto, sem saber já era cientista (maluco ainda)! Não sabemos, mas existe um cientista em cada ser humano! A Partir do momento que buscamos uma explicação, e tentamos descobrir algo, eis aí um cientista!

  Após concluído o Ensino Médio, quis muito cursar um ensino superior, mas não havia condições alguma para isso. Trabalhava em São Paulo (Jabaquara), saia de casa às 06:00h e chegava às 20:00h. Isso dificultava muito meus planos de cursar uma faculdade. Tentei inscrição no Curso de Ciências Biológicas na UNIP (Água Branca) e quase conclui a matrícula. Mas quando percebi que não seria possível pagar desisti.

  O Tempo se passou, e apenas em Dezembro de 2007 surge a oportunidade de tornar possível essa meta. Trabalhando em um PET Shop (Cobasi) recebi uma proposta de emprego em um hospital veterinário (o mesmo que trabalhei em 2004) que, como proposta, oferecia pagar minha faculdade (em partes). A proposta foi feita por um Amigo, Dr. Francisco S. Hato (Médico Veterinário, diretor do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h, a quem também agradeço muito pela oportunidade que mudou minha vida), por intermédio do Pietro. Foi quando realmente abracei a idéia. E sei que foi DEUS ouvindo minhas orações. Em 2007 Fiz minha inscrição no UNIFIEO, logo depois minha matrícula. Naquele momento, olhando para trás e vi quão difícil foi chegar em uma Universidade. Mesmo passando pelas dificuldades dessa vida me considero muito privilegiado por ter a oportunidade que muitos desejam. Que é poder estudar e, além disso, cursar um nível Superior. Por isso digo a você que está lendo agora: Nunca desista de seus sonhos, independente do que aconteça na sua vida, dos obstáculos que se apresente à sua frente, das lutas e batalhas. Você pode! Você vai vencer! Acredite nisso!

Em 2010 eu disse: "Tem mais!  Minha história não acaba por aqui, certamente que se eu escrever outra trajetória escolar daqui ha alguns anos (com a ajuda e permissão de DEUS) estarei dizendo que terminei minha graduação, iniciarei um Pós-Graduação em uma Universidade Pública. Carregando sempre em mim a força e desejo de lutar, agradecendo a DEUS, aos meus Pais e Amigos  por tudo que me permitiram alcançar. E a você por ler e fazer parte da minha história!"

Assim aconteceu, não por mérito meu, mas pela bondade e misericórdia de Deus na minha Vida hoje sou aluno da Universidade de São Paulo, cursando uma Pós-Graduação na área que realmente eu gosto! Fisiologia. 

Só sei de uma coisa, se cheguei aqui foi porque, além do Meu DEUS Todo Poderoso me ajudar, eu acreditei em mim mesmo! Para tanto foi preciso muitos sonhos, muitos desejos, muito esforço, muita dedicação e empenho! E isso só foi possível porque eu não desisti de atingir meus objetivos! Muitos virão, e como fiz antes e faço hoje farei sempre!
 

(por, Andreone Teles Medrado)

 

NOTA AOS VISITANTES

 

Este Site permite a todos os interessados em Ciências Biológicas, Medicina e outras áreas se comunicarem, trocando informações e experiências. Todo conhecimento deve ser passado adiante, não devemos guardar conosco todo conhecimento que a vida nos permitiu alcançar, antes, devemos permitir que o mundo possa ter acesso ao nosso aprendizado. A Ciência precisa ser compartilhada com todos, pois assim, caminharemos rumo à descobertas surpreendentes!

          Aos Alunos, quero dizer que não devem se ater aos limites que a vida, aparentemente, coloca! Mas sejam fortes, lutem perseverem. Nada pode deter aquele que confia no sucesso! Somente duas pessoas podem destruir sua Vida: Você e DEUS! Portanto, lutem sempre. Busquem sempre com objetivo, e que esse seja Vencer! E podem contar comigo em tudo que precisarem e eu puder fazer! Para mim é um prazer poder ajudar pessoas que acreditam que são capazes.

 

Deus tudo PODE em nossas Vidas!