Ciências Naturais no Cortidiano

12-02-2011 16:35


Ciências Naturais no cotidiano

 

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos


1) Observar a presença da ciência em nosso cotidiano.
2) Comparar os aspectos biológicos, físicos e químicos no processo de obtenção do álcool.
3) Reconhecer a importância econômica do álcool.

Comentários


A chamada Ciência da Natureza envolve as disciplinas de Biologia, Física e Química, principalmente no que se refere à descoberta dos fenômenos naturais, na resolução de situações-problema, na percepção do avanço da tecnologia etc. No que se refere ao ensino médio, é importante que aluno perceba a presença dessas questões no cotidiano, conectando as informações, aberto ao desenvolvimento e aprimoramento da ciência e, também, de suas relações com as diferentes áreas do conhecimento.

Procedimentos


1) O professor deverá resgatar como ocorre o processo de fermentação (e seus diferentes tipos), apresentando as semelhanças e diferenças entre fermentação alcoólica, acética e láctica, de maneira que o aluno perceba a importância da ação do ser vivo (fungos ou bactérias) nesses processos, ressaltando-se o aspecto biológico.

2) Em seguida, os alunos deverão atentar para a transformação química ocorrida, pois a partir do açúcar se obterá o álcool etílico, por exemplo.

3) O professor deverá explicar a equação química e solicitar que os alunos registrem em seu caderno todas as informações.

4) O professor deve lembrar sobre a utilização do álcool como produto de limpeza e de higienização, priorizando seu uso como combustível, pois a partir da combustão o processo químico observado fornecerá energia para o funcionamento de veículos, verificando-se assim o aspecto físico.

Dicas


Acessar os vídeos abaixo e visualizar o funcionamento do motor a partir da combustão:

 


*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).