Estudo de Campo

12-02-2011 18:46

Estudo de campo

 

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

- Aprender a demarcar uma área de estudo e conhecer suas especificidades.
- Observar fatores bióticos e abióticos num "microecossistema". 
- Elencar os fatores bióticos e abióticos. 
- Identificar as possíveis relações ecológicas existentes nesse ambiente. - Registrar as devidas observações. 

Comentários

O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico. 

Durante o estudo de campo é imprescindível que ocorra a pesquisa de campo, que compreende a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, a coleta de dados referentes aos fatos e, finalmente, a análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. 

A pesquisa de campo exige que as técnicas de coleta de dados sejam apropriadas à natureza do tema e, ainda, à própria definição das técnicas que serão empregadas para registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social. 

Materiais

- roteiro de estudo elaborado previamente pelo professor; 
- prancheta; 
- caneta; 
- termômetro; 
- barbante; 
- vareta; 
- luxímetro (se a escola possuir); 
- sacos plásticos para as devidas coletas; 
- etiquetas para identificação; 
- pá de jardinagem; 
- máquina fotográfica e/ou celular para registro; 
- livros específicos sobre vegetação e animais encontrados nas áreas verdes. 

Estratégias

1. O professor deverá verificar previamente as áreas verdes em que os alunos trabalharão. 

2. Organizar os alunos em grupos de 5 componentes. 

3. Disponibilizar um roteiro para cada aluno. (Veja abaixo sugestão para elaboração do roteiro.) 

4. Explicar os procedimentos durante a realização do trabalho: 
a) Medir e marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada grupo). 
b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, etc. 
c) Realizar a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemplo. 

5. Organizar as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros disponibilizados pelo professor. 

6. Pedir para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo. Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a quantidade de matéria orgânica no solo, animais encontrados, etc.

7. Organizar um cartaz coletivo com as informações obtidas sobre os fatores bióticos e abióticos, e também sobre supostas relações ecológicas observadas no ecossistema escolar.

Sugestões de roteiro

Local pesquisado:_________________________________________

Fatores abióticos observados:_______________________________

________________________________________________________

Temperatura
Horário
Valor observado em graus Celsius
   
   
Intensidade luminosa
Horário
Valor indicado no luxímetro e/ou observação 
da incidência de luz
   
   

Fatores bióticos observados:_________________________________

_________________________________________________________

Relações ecológicas observadas:_____________________________

_________________________________________________________

Observar e anotar se a vegetação foi introduzida ou é nativa:

________________________________________________________

________________________________________________________

Registro através de desenho da disposição da vegetação:











Observar o solo, verificar se tem muita ou pouca matéria orgânica. (Para isso, cave um pequeno buraco).

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Desenhar um animal observado e descrever suas características:
 










Animal:__________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

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Dicas de trabalhos

Os alunos podem: 

1) Comparar a área verde da escola com o trajeto para sua casa ou bairro, por exemplo. 

2) Caso o bairro não apresente muitas árvores, a escola poderá fazer uma proposta para arborizá-lo. Vale lembrar a importância de conscientizar a comunidade local sobre essa ação.

 

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).