Mudanças Climáticas

12-02-2011 16:58

Mudanças climáticas

 

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução

O tema das mudanças climáticas encontra-se em evidência nos meios de comunicação, sendo retratado num palco alarmante de preocupações.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPPC) é o órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas em três relatórios (divulgados, periodicamente, desde 1988), feitos com base nas pesquisas de 2.500 cientistas de todo o mundo. Segundo o primeiro relatório do IPCC, admite-se o fim de grande parte da Amazônia até o ano 2080, se não for feito nada para mudar esta situação, afirma Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP e membro do IPCC. Contudo, para Artaxo, tal cenário não chegará a acontecer, devido às mudanças nas políticas ambientais e à conscientização da humanidade sobre as alterações climáticas e suas consequências sociais, econômicas e ambientais.

Objetivos

- Caracterizar as mudanças climáticas, bem como analisar suas consequências.
- Identificar as diferentes vertentes científicas que existem e como elas interpretam a questão das mudanças climáticas.
- Conscientizar a população sobre os problemas causados pela ação do homem.
- Questionar as práticas do cotidiano, implementando condutas que minimizem as possíveis alterações climáticas.

Estratégias

1) Os alunos começam pesquisando sobre o tema, acessando diferentes sites e procurando se aprofundar nas seguintes questões:
- O que é aquecimento global?
- O que é efeito estufa? 
- Quais as causas das mudanças climáticas? 
- Como são lançados os gases de efeito estufa? 
- Quais os efeitos do aquecimento global? 
- Como o desmatamento influencia na mudança do clima? 
- Quais as soluções para combater o aumento do efeito estufa? 
- O que é eficiência energética? 
- O que são energias renováveis não-convencionais?
- O que é Protocolo de Kyoto?
- O que é MDL (mecanismo de desenvolvimento limpo)?

2) Depois de os alunos analisarem as versões dos diferentes cientistas, o professor realizará uma discussão abordando as duas principais vertentes sobre o tema. Em seguida, por meio de um júri, realiza-se um debate sobre mudanças climáticas.

3) Realizar painéis elucidativos sobre a problemática, evidenciando o efeito estufa, seus gases e suas consequências para o planeta.

4) Elaborar uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os danos causados pelo homem ao ambiente, incentivando a elaboração de um bicicletário, por exemplo, a fim de diminuir os gases lançados pelos automóveis na atmosfera.

5) Vale lembrar que, antes do lançamento da campanha, o professor deverá conhecer a realidade de seus alunos: qual o meio de transporte utilizado para se locomoverem até a escola?

Dicas e sugestões

O professor poderá solicitar aos alunos que realizem um relatório ambiental. Nesse relatório devem constar as novas condutas a serem adotadas pela sociedade (para evitar possíveis mudanças climáticas).

 

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco